Seja um flyer ou um cartaz, o seu material feito para divulgar um evento precisa da mesma atenção dada à divulgação virtual, que tem sido cada vez mais usada, graças à sua praticidade e aos resultados satisfatórios, com grande alcance e menos gastos. Porém, a divulgação de eventos física também pode gerar muitos benefícios, desde que você saiba o que não pode faltar no material de divulgação de um evento.
Antes de conferir cada fator que precisa ser considerado na criação dos materiais para divulgar shows e outros tipos de eventos, lembre que não basta só saber como elaborar os flyers e cartazes, pois também é fundamental conhecer o público-alvo para cada tipo de evento, além de identificar os melhores meios para propagar as informações referentes aos eventos.
Veja o que não pode faltar no material de divulgação de um evento
1 – Tamanho adequado
O primeiro passo é definir o tamanho do material, afinal de contas, não adianta pensar numa mensagem que, posteriormente, terá que ser cortada pela metade em função da falta de espaço, por exemplo. E o tamanho também é primordial porque ele vai influenciar o preço da confecção e da disseminação dos materiais.
2 – Mensagem
Após determinar o tamanho do material, analise o tipo de linguagem mais eficaz para chamar a atenção do seu público-alvo. Além disso, o conteúdo é importante, visto que ele será crucial na tomada de decisão em relação à possível presença no evento divulgado. Logo, selecione as informações mais indispensáveis, sem cometer erros, tanto de escrita como ligados aos dados necessários para saber mais sobre o evento.
Além de revisar todas as informações incluídas na mensagem, não se esqueça de inserir o nome do evento mais de uma vez no conteúdo, a fim de fixar bem o evento na cabeça de quem visualizar o material. Mas tenha cuidado para não repetir demais as mesmas palavras, o que pode deixar tudo redundante e cansativo.
3 – Título
O título do material deve ser grande, com a finalidade de destacar as principais informações do conteúdo e instigar o interesse dos leitores, que precisam ficar motivados a conferir o que você tem a dizer, visto que o material de divulgação serve como uma espécie de apresentação ou convite, levando em conta que muita gente ainda não faz ideia de que tal evento ocorrerá e nem sabe quais são as particularidades dele, como seu diferencial.
Ao elaborar o título, tente usar uma frase concisa e bem descritiva. Quanto maior for o título, maior será a preguiça dos leitores. Uma boa maneira de despertar o interesse deles é usar palavras e expressões intrigantes, de modo que todo mundo sinta uma espécie de obrigação de ler a mensagem e, consequentemente, de ir ao evento, caso você tenha caprichado na exposição do conteúdo.
4 – Imagens
Outro elemento que não pode faltar é o apelo visual, afinal, se o material tiver apenas textos ou frases soltas, dificilmente a vontade de comparecer ao evento será grande. Logo, invista em fotos chamativas ou ilustrações capazes de estimular a imaginação do público em relação ao evento. Também é possível incentivar a presença no evento com o auxílio de gráficos fáceis de entender.
5 – Design atraente
A escolha do tipo de letra, das cores e de outros elementos de design utilizados no material vai interferir no alcance do seu objetivo. Por isso, faça vários testes antes de bater o martelo. Caso o design não seja atraente o bastante, as pessoas podem pensar que não vale a pena ir ao evento em questão.
Por mais que seja tentador recorrer a todos os recursos possíveis e encher o material com coisas bacanas, como bordas e outros efeitos, lembre que o conjunto precisa ser agradável aos olhos, senão a falta de harmonia entre os elementos vai causar o efeito oposto do que você queria.
6 – Destaque para data e local
Um dos maiores erros de quem cria materiais de divulgação de eventos é deixar dados importantes lá no canto, em um tamanho minúsculo. A data e o local precisam ser destacados, para que o público-alvo grave essas informações. Para ajudar a destacar o dia, o horário e o lugar em que o evento ocorrerá, experimente usar tons fortes e efeitos que façam essas informações chamarem a atenção do olhar para elas.
No caso da data, especificar o dia da semana ajuda, pois nem sempre o público sabe como será o calendário sem checar. Assim, você simplifica o processo de tomada de decisão, fazendo que as pessoas vejam a data e já saibam se vão poder ir ou não no horário informado.
Ao citar o local do evento, não precisa especificar tanto a ponto de incluir um mapa pequeno com as instruções para chegar ao evento. Basta escrever o nome do clube, da casa de shows, etc. Já o endereço pode estar embaixo, em um tamanho menor. Se a pessoa quiser mais detalhes, é só acessar o site, que também precisa estar em destaque no material de divulgação.
8 – Valor e local de venda dos ingressos
O último item que não pode faltar é o valor dos ingressos. Se estes forem gratuitos, não tenha pudor em deixar isso bem claro. No entanto, se o público tiver que pagar, informe não apenas os valores, mas também os preços de cada lote, se o valor pode cair pela metade para estudantes e como conseguir os ingressos ou convites. É fundamental também deixar bem claro onde o participante irá conseguir comprar os ingressos e quando estarão disponíveis. Deixe bem claro o endereço e o início das vendas, caso tenha venda física. E não esqueça também da venda online. É muito importante utilizar uma boa plataforma, que ofereça um endereço acessível que você possa exibir em seus materiais. Pela clareza e facilidade, recomendamos que você utilize o meuingresso.com, que vai oferecer um endereço fácil para suas vendas, como https://www.meuingresso.com/nomedoseuevento.
Coloque tudo o que você acabou de aprender em prática nas próximas estratégias de divulgação de eventos. E volte ao nosso portal para comentar os resultados e para checar outras dicas! Até a próxima.