Skip to main content

Tipos de eventos corporativos e acadêmicos

Se você souber como organizar eventos corporativos e acadêmicos, o seu sucesso estará mais perto do que você imagina. Para tanto, é necessário conhecer os principais tipos de eventos corporativos e acadêmicos, afinal de contas, cada evento desse tipo requer algumas medidas específicas, a fim de garantir a presença do público desejado e os resultados esperados.

Apesar de não serem exatamente a mesma coisa, eventos corporativos e eventos acadêmicos possuem características semelhantes, incluindo os tipos de eventos que podem ser feitos. Sendo assim, basta prestar atenção no que separamos abaixo, para que você tenha melhores condições de ter êxito na hora de planejar e produzir eventos tanto voltados para o público de empresas como eventos destinados a pessoas que estudam ou trabalham em cursos e universidades.

Veja quais são os tipos de eventos corporativos e acadêmicos

1. Brainstorming

O brainstorming é um termo que significa o estímulo dado a participantes terem ideias visando à solução de problemas ligados a um tema específico. A troca de opiniões resulta em ideias capazes de solucionar questões de interesse corporativo ou acadêmico.

2. Conferência

Um dos eventos mais comuns no meio acadêmico e no meio corporativo é a conferência, que funciona como uma espécie de reunião com pessoas consideradas importantes para debaterem determinado tema, o que pode ser feito diante de uma grande quantidade de interessados no assunto em questão.

Em geral, uma conferência possui um presidente de mesa, responsável por conduzir as apresentações e o debate. Os participantes podem efetuar perguntas relevantes para o tema. Tais questões devem ser formuladas por escrito por quem está no auditório. Ao receber as perguntas, o conferencista serve como moderador, definindo quais são as perguntas que serão expostas a todos, visto que nem todas as questões são pertinentes e nem sempre há tempo suficiente para sanar todas as dúvidas.

Em relação ao público de uma conferência, vale ressaltar que as pessoas interessadas costumam apresentar certa familiaridade com o tema abordado. Além disso, existem aqueles participantes que desejam conhecer mais sobre o assunto, mesmo que ainda não tenham conhecimentos prévios a respeito deste.

3. Congresso

O congresso é um evento que reúne associações e entidades de classe para que conferências aconteçam em um período determinado, como uma semana ou apenas alguns dias durante a semana. Além das conferências, um congresso pode incluir mesas-redondas, simpósios e outros tipos de eventos que ainda abordaremos abaixo.

Um congresso pode ser regional, envolvendo grupos de um curso da região ou de uma faculdade, por exemplo. Ainda há a possibilidade de ser nacional, envolvendo participantes de todo o território nacional, como gente de outras sedes ou de outras universidades, dependendo do caso. E os congressos internacionais contemplam painéis, comissões e outros eventos em âmbito internacional, de modo que integrantes de empresas e cursos em outros países possam participar.

Normalmente, um congresso possui uma temática, que norteia todo o evento, com base em um interesse específico do segmento para o qual o congresso é destinado. E muitos congressos costumam incluir feiras, para enriquecer o conhecimento e a experiência de quem decidir frequentá-los.

4. Curso

Os cursos são eventos corporativos ou acadêmicos com o intuito de proporcionar uma espécie de treinamento para funcionários de empresas, alunos de uma faculdade, etc. Sendo assim, são oferecidas exposições de profissionais devidamente capacitados para repassar seus conhecimentos aos participantes dos cursos.

Depende da organização do evento definir se o curso terá mais foco na prática ou na teoria, além de decidir se o curso vai ter conteúdos voltados para iniciantes ou para quem já tem uma experiência na área. Os cursos para quem já é experiente são denominados cursos de especialização, servindo para que os integrantes se aperfeiçoem.

5. Encontro

Um encontro acadêmico ou corporativo junta pessoas da mesma categoria, para a realização de um debate a respeito de temas polêmicos e associados ao cotidiano dos participantes. Trata-se de um evento em que diferentes aspectos de um ou mais temas são discutidos por todos os envolvidos no encontro, de forma que conclusões ajudem a melhorar o que está em vigor.

6. Fórum

O fórum é um tipo de evento que se destaca por uma participação bastante ativa da platéia, que tende a contar com um número expressivo de pessoas. Alguém habilitado para moderar expõe o tema e organiza a participação de quem deseja expressar sua opinião, garantindo que ocorra um debate livre, com a finalidade de facilitar a tomada de decisões a partir das conclusões das ideias, dos comentários e das críticas que o público fizer.

7. Jornada

As jornadas contemplam encontros de grupos mais próximos, para a discussão periódica de fatores ligados ao que afeta a rotina desses grupos, sem necessariamente haver o envolvimento de pessoas de fora. Cada jornada pode durar horas ou até dias, com intervalos, claro. A duração vai depender do tipo de assunto que será abordado.

8. Mesa-redonda

Um mesa-redonda é um encontro que acontece em um período não muito longo, com a intenção de fazer com que especialistas em determinado assunto debatam sobre questões relacionadas ao tema. Esse debate pode ter um coordenador, que auxilia a orientação da discussão, evitando que as coisas saiam do controle.

9. Painel

Um painel é uma espécie de reunião em que um pequeno grupo de especialistas em certo tema debatem diante de um público mais abrangente. No entanto, não é possível que a audiência formule perguntas à mesa.

10. Palestra

A palestra é um evento em que um especialista expõe conhecimentos sobre determinado assunto, despertando questões para a platéia, que atua diretamente no debate com o palestrante (podendo haver mais de um).

11. Seminário

Seminários são atividades que ocorrem em sequência, para que os frequentadores consigam desenvolver novas capacidades e aprendam coisas diferentes a partir da instrução de profissionais especializados no que é ensinado. Além disso, ocorre uma troca de informações e experiências, como um debate sem o intuito de chegar a conclusões definitivas. Essa discussão é feita oralmente pelos participantes.

12. Simpósio

Por fim, os simpósios contemplam reuniões com especialistas renomados, com a presença de um moderador, que apresenta os convidados e esclarece os tópicos de cada tema. No fim, o público é convidado a participar da discussão, com perguntas escritas e devidamente identificadas. Porém, diferentemente de uma mesa-redonda, os especialistas não debatem entre si nos simpósios.

Não se esqueça das características dos tipos de eventos corporativos e acadêmicos antes de produzir um. E volte ao nosso site para mais dicas sobre cada um desses eventos!

Referência: http://www.produzindoeventos.com.br/dicas/tipos-de-eventos-corporativos-e-academicos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *